Verdades, mentiras e distorções da realidade

Resolvi escrever este texto com um objetivo bem simples: Escrever mais e produzir textos de acordo com minhas vivências.

No passado eu já tive inúmeros blogs pessoais que eu mantinha fechado somente para mim, como um diário digital, porém, após algum tempo, descobri que não existe nada realmente fechado na internet… Pois não tem como realmente ser seguro. Você simplesmente está colocando seus dados por aí. Se você realmente procurar segurança… Então escreva no papel.

Mas vamos lá…

As verdades, as mentiras e todo o resto que vem no meio disso… Além das distorções que criamos da realidade de acordo com a nossa vivência.

Um tema talvez um pouco complexo para ser debatido, mas ao mesmo tempo interessante… Cheguei à essa conclusão meses atrás, e a cada dia, vejo que realmente é verdade (ao menos para mim). Sua interpretação de tudo na vida depende do seu background, da sua experiência de vida.

Se você nunca foi pobre de verdade, você nunca saberá o que é ser pobre. Se você nunca esteve sozinho, você nunca saberá o que é solidão… E por aí vai. Mas bem, fugi do assunto… Voltando!

O que você pensa de você mesmo não é uma verdade… é uma distorção. Na verdade é uma projeção de tudo que você gostaria de ser e não é.

Creio que o grande problema nisso, é que estamos (quase) sempre frustrados conosco. Mas o lado bom – de certa forma – é que estamos sempre tantando melhorar, nos ultrapassar…porém, isso nem sempre acontece. Às vezes simplesmente vimos que é tudo difícil demais e chutamos o balde.

A chutada de balde é importante para chegarmos num próximo ponto da nossa percepção: Que não é preciso ser aquilo que projetamos como um ideal imutável, na verdade somos criaturas altamente mutáveis e adaptáveis. Não é porque você não chegou à um tal objetivo que te faz pior ou incapaz… No fundo, ou você realmente não se empenhou o quanto precisava, ou não queria tanto assim.

Temos a capacidade da auto-crítica, e acho que isso nos basta para estarmos ou não satisfeitos.

Muitas pessoas criticam outras (pelas costas, é claro) dizendo: “Fulano não pode achar aquilo que faz bom”. Mas assim como as malditas dualidades que a sociedade nos enfia goela à baixo… Bom e Ruim são parâmetros muito complexos. O que é bom para você, nem sempre será bom para o outro… E isso se aplica em tudo na vida.

Assim como você pode ser alérgico à um medicamento, outra pessoa pode se beneficiar muito dele… E por aí vai.

Então é simples: O que é bom para você, nem sempre será bom para o outro. Não tente ditar nada à ninguém.

E o que tem a ver verdades com bom e ruim?

Oras… leia nas entrelinhas!

As malditas dualidades que não existem, mas estão sempre aí.

Se eu te perguntar o contrário de verdade? Rapidamente você dirá: Mentira!

Mas… posso dizer que isso está incorreto. – Você pensou: Está errado?

O contrário da verdade não existe na realidade… Ou é verdade total ou parcial… Ela pode conter omissões mas ainda ser verdade. Existe toda uma gama de realidades contidas numa verdade, só depende da forma como o fato foi contato.

Ele pode ser em sua totalidade real, nada foi omitido. Ou, você simplesmente contao de uma forma mais interessante… Omitindo uma falha aqui ou ali… Acrescentando uma pimentinha aqui e acolá, um tempeirinho…E voilà! Uma distorção da realidade, no estilo “este filme foi baseado em fatos reais”, que te dá aquele friozinho na espinha.

E as mentiras… As mentiras são em partes verdades com distorções. Se uma mentira totalmente sem fundamento for jogada, ela rapidamente vai ser descoberta… Mas se você colocar itens reais dentro de uma mentira… Aí sim!

Ou você nunca viu essas propagandas de produtos emagrecedores? É sempre uma mentira galgada em fatos reais… É sempre assim… Tome esse produto aqui, mas ele vai funcionar bem mesmo se você fizer uma dieta e exercícios… Ah, é mesmo?? E as pessoas realmente emagrecem… Mas não foi a porcaria cara que ela ficou tomando que nem babaca… Foi simplesmente todo o resto.

Eu como publicitária vos asseguro, não sejam bananas… Boas mentiras contém verdades e muita gente cai nelas… E más mentiras caem rápido.

Isso é tudo! Chega de devaneios.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s